Protocolos de Retorno Presencial da FFLCH

Comunicado - Retorno Presencial na FFLCH a partir de 14/03

Com a volta das atividades acadêmicas e administrativas de forma presencial, a Direção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vem complementar as orientações sobre o retorno seguro.

1) Máscaras: estão disponíveis e podem ser retiradas nas Seções de Alunos pelos estudantes de graduação e de pós-graduação.

2) Salas de aulas: o acesso às salas de aula só devem ser frequentados pelos estudantes matriculados na disciplina

3) Comprovante de vacinação: reforçamos a obrigatoriedade de incluir os comprovantes de vacinação e eventuais doses de reforço no Portal de Serviços Computacionais da Universidade para que os dados sejam incorporados ao cartão de identificação eletrônico (e-Card) da USP, conforme orientação do comunicado “Cartão de identificação (e-Card) com informação sobre vacinação”, enviado por e-mail a toda comunidade USP pela Superintendência de Tecnologia da Informação/ Jornal USP.

4) Listas de presença – sinalização de alunos autorizados a atividades presenciais
De acordo com comunicado enviado pelo pró-reitor de Graduação, em 10/03, aos presidentes de Comissão de Graduação e aos dirigentes das Unidades, “nas listas de presença serão identificado(a)s com o sinal “@” o(a)s estudantes que comprovaram o esquema vacinal completo, estando autorizado(a)s a frequentar as atividades presenciais nos campi da USP. Caso estudantes não autorizado(a)s compareçam às aulas, devem ser alertado(a)s que não lhes será computada a frequência, nem tampouco atribuída a nota”.

5) Funcionamento da Biblioteca Florestan Fernandes:

- A Biblioteca solicita que seja(m) devolvido(s) o(s) material(is) que estão emprestados à comunidade, no período de 14 a 18/03, das 10h  às 17h. Este período será destinado somente para devoluções, não sendo possível efetuar novos empréstimos.

- A partir do dia 21/03, a biblioteca retomará o atendimento presencial, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

- No mês de abril (em data a ser definida) será ampliado o horário de atendimento.

6) Os espaços foram renovados, na medida do possível: todas as janelas foram revisadas para proporcionar melhor ventilação.

7) Álcool em gel: totens de álcool em gel estão espalhados por todos os prédios da Faculdade.

8) Sinalização: Há cartazes e outras sinalizações referentes ao distanciamento e à prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) espalhados pelos prédios.

9) Alimentação: alguns espaços de alimentação não estão em funcionamento no momento, pois ainda não foram regularizados os novos contratos.
Há três opções nos prédios didáticos:

-quiosque da Geografia e História

-espaço da tia Bia

-lanchonete de Letras

10) Água: recomenda-se aos estudantes trazerem sua própria garrafa d´água para encher nos bebedouros.

11) Os alunos devem procurar as respectivas secretarias dos cursos para mais informações sobre o retorno presencial das aulas.

12) Mais orientações e informações podem ser conferidas pelo site Retorno Seguro - https://retornoseguro.usp.br/ -, no qual a comunidade USP encontra todas as diretrizes e protocolos, vídeos do Boletim USP-Covid e os Boletins Epidemiológicos USP-Covid sobre a pandemia na USP.